sábado, 15 de junho de 2013

Google anuncia Projeto Loon: balões com acesso à internet

projeto loon e1371276588408 Google anuncia Projeto Loon: balões com acesso à internet
Com as tecnologias de direção autônoma e dos óculos inteligente (Google Glass) em fases mais avançadas de desenvolvimento, o Google X anunciou a chegada de um novo projeto que parece sair de contos de ficção científica: expandir o acesso à internet com o uso de balões.
De acordo com a gigante de Mountain View, o Projeto Loon tem sido desenvolvido para levar uma internet de alta velocidade a locais pouco acessíveis, principalmente em países do hemisfério sul que hoje apresentam uma infraestrutura cara e limitada.
Para que isso seja possível, o Google estuda construir um “anel de balões” que voarão ao redor do mundo utilizando somente as correntes de ventos estratosféricos. Uma comunicação com os balões, feita a partir de um centro de controle, irá mantê-los alinhados e próximos para oferecer uma cobertura ideal.
Já os usuários no solo, estes usarão uma antena especial para se conectar diretamente com os balões. De acordo com o Google, a internet será oferecida por provedores locais que também estariam conectados a rede computacional através de uma antena.
“Estamos nos primeiros dias, mas nós construímos um sistema que usa balões que são transportados pelo vento a altitudes duas vezes mais elevadas que os aviões comerciais que fornecem acesso a internet em velocidades semelhantes a redes 3G ou mais rápida”, publicou Mike Cassidy, Líder de Projeto.
O Google afirma que parte dos grandes desafios já tiveram suas soluções encontradas pela equipe responsável pelo Loon, incluindo o controle dos balões usando energia eólica e solar; e o gerenciamento da frota que será controlada por “algoritmos complexos e muito poder de computação”.
Os primeiros testes do Projeto Loon irão acontecer em Canterbury, na Nova Zelândia, e o buscador está convidando 50 moradores para experimentar a conectividade com os balões. A empresa divulgou ainda que 30 balões já foram soltos para os primeiros testes.

pixel Google anuncia Projeto Loon: balões com acesso à internet

Fonte  googlediscovery

0 comentários:

Postar um comentário

Cresça com a gente ! Compartilhe Informação !!!

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More