quarta-feira, 24 de julho de 2013

Orientações para pessoas com lesão medular

Estava fazendo uma limpeza no meu PC e encontrei um material muito bom e resolvi divulgar para vocês.

Para uma pessoa com lesão medular, movimento é vida em qualquer manifestação.
Estar em contato com o seu corpo e vê-lo, mesmo que em partes, sendo estimulado, traz benefícios físicos e psicológicos que afetam diretamente a qualidade de vida e sua forma de encarar o mundo.
Estar com uma deficiência não significa estar paralisado. Lembre-se de que a maior das paralisias só acontece em nossa cabeça.
Atitudes simples, como pendurar a perna, tirar o atrito e a gravidade dos membros ou tocar os objetos e o chão, fazem um bem danado.
Ousar várias posições - de pé, de lado, de quatro, com braço para cima, barriga para baixo, sobre os cotovelos - faz ampliar sua visão de mundo e de si mesmo, ativando sua consciência corporal.
Nesta cartilha, você terá acesso a muitas dicas que podem ser incorporadas facilmente em seu dia a dia, com a ajuda de seus amigos, namorado, mãe, cuidador ou quem sabe só de você mesmo. A ideia é despertar movimentos e orientar, dentro das especificidades de cada deficiência, sobre posicionamentos adequados, exercícios e maneiras de como tornar a vida mais saudável, ativa e estimulante.
Você conhece os poderes do seu corpo e a sua capacidade de se superar?
(palavras de Mara Gabrilli - Fundadora do Instituto Mara Gabrilli)

A Cartilha Orientações para pessoas com lesão medular contém orientações nutricionais, dicas de posicionamentos, informações sobre tecnologia assistiva e orientações de exercícios para se fazer em casa por indivíduos com lesão na medula espinhal que utilizam cadeira de rodas e querem incorporar atividade física regular na sua rotina diária. O objetivo não é generalizar uma vez que cada indivíduo tem seus potenciais e limitações a serem trabalhados e sim, oferecer informações que favoreçam um estilo de vida cada vez mais saudável.
Lembre-se, pequenas ações no dia a dia podem fazer uma grande diferença.

Veja só alguns assuntos presente na cartilha:
Exercícios para fazer em casa
Aquecimento
Fortalecimento Muscular
Resfriamento
Alongamento
Posicionamentos Adequados
Alívio de pressão na cadeira de rodas
Tecnologia Assistiva
Cuidados para manter a cadeira de rodas
Intestino preso
Prevenção contra úlceras de pressão

Quer fazer o download da Cartilha clique aqui

Gostou? Comente.

0 comentários:

Postar um comentário

Cresça com a gente ! Compartilhe Informação !!!

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More