sábado, 19 de janeiro de 2013

Quatro dicas úteis para reutilizar a borra de café

Quatro dicas úteis para reutilizar a borra de café


EcoD
Foto: Sxc.hu
Uma das coisas que não pode faltar para o brasileiro é o famoso cafezinho. Pela manhã, depois do almoço, no lanche e no jantar, sobram momentos para saboreá-lo. Mas o que fazer com toda a borra que sobra nos coadores?
Se você não sabe, o EcoD traz quatro maneiras criativas de reutilizá-la. Dicas que vão desde adubo até esfoliante natural.
Removedor de odores
Foto: Sxc.hu
O café tem a capacidade de atrair e reter odores, removendo o mau cheiro de ambientes. E o cheiro de café não fica no ar. Para isso, você deve secar a borra de café ao sol por um dia. Depois coloque-a em um recipiente e leve-a para onde está o mau cheio (quartos, armários, etc).
Ela também é muito eficiente para tirar cheiros fortes nas mãos, como o de cebola ou alho.
Adubo e repelente natural
Foto: Sxc.hu
Formigas, lesmas e outras pragas estão destruindo seu jardim? Simples! É só salpicar borra de café em torno do local para manter as pragas bem longe. Além disso, o pó afasta também gatos, uma vez que o cheiro incomoda o animal, que usa seu jardim como banheiro e mexe nas plantas. A borra de café é um repelente natural.
O café jogado ao solo não prejudica as plantas, pelo contrário, serve como adubo natural. Quando você for plantar algo em seu jardim, experimente colocar a borra de café junto com as sementes.
Tingimento
Foto: Sxc.hu
O marrom do café pode virar corante para ser utilizado tanto para tingir papel como tecidos. E o processo é bem simples. Basta colocar a borra em um recipiente com água bem quente e deixar descansando de 5 a 10 minutos. Depois desse tempo, já está pronta sua tinta.
Esfoliante natural

Rico em vitamina B e uma grande variedade de minerais, como cálcio e potássio, o café tem ação anti-inflamatória que acalma a pele, fechando os poros. O que o torna uma ótima matéria-prima de truques simples de beleza feitos em casa, como o uso da borra do café como esfoliante caseiro para a pele do rosto.
(EcoD)

0 comentários:

Postar um comentário

Cresça com a gente ! Compartilhe Informação !!!

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More