quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Saiba como tirar a foto perfeita para o perfil nas redes sociais



Mostra-me tua foto e te direi quem és. O provérbio não é exatamente assim, mas não deixa de ser uma verdade. O retrato do perfil no Facebook ou Twitter funciona como um cartão de visita, podendo ser um ponto de partida para novas amizades – e outras coisas mais. Além disso, uma boa imagem pode quebrar o gelo quando você conversa com alguém pelo computador. “Nas redes sociais, existe uma frieza. Uma foto bacana, espontânea, diminui bastante essa ideia”, diz o fotógrafo Sérgio Silva.
A consultora de estilo Cris Guerra está com Sérgio, e aposta na leveza. “Uma receita para tudo é o humor. Não se leve tão à sério. Seja você mesmo e tente não enganar quem está te vendo. Uma hora, a máscara cai e não dá mais certo”, conta ela. Outra dica dada por Cris é a de ter intimidade com a câmera: “Fotografe-se bastante. Todo mundo é feio e bonito, cabe descobrir o que é melhor em você. Não faça uma pose só, faça mil e escolha a que mais te agradar.”
Mudar a foto de tempos em tempos é algo que Sérgio também recomenda: “É algo que deixa claro que você se preocupa com a sua imagem. Trocar a sua foto é mostrar que você também está mudando”.
Abaixo, veja também algumas dicas dadas por Cris e Sérgio, e confira o que fazer e o que não fazer se você quer mostrar um perfil determinado – como agradar o pretendente, ou se mostrar intelectual. A consultora, porém, garante: “A foto de perfil é algo muito pessoal. Não existe uma fórmula mágica, cada um é cada um.”
Close, busto ou corpo inteiro? Um bom jeito de se decidir aqui é pensar no formato das imagens pessoais nas redes sociais. Normalmente, elas são mais quadradas, e tem pouco espaço na tela. “Se você coloca uma foto de corpo todo, é capaz que você fique parecendo um bonequinho minúsculo”, diz Sérgio Silva. O fotógrafo tem preferência por closes, por darem proximidade da pessoa com a imagem.
Frente ou perfil?
 Aqui, a opinião dos especialistas diverge. Cris aceita os dois ângulos: “Descubra o que é melhor em você e invista nisso. Pode ser de perfil ou de lado”. Já Sérgio prefere investir numa foto de frente. “Para perfil, tem de ser frontal. É o tipo de foto que diz mais sobre uma pessoa, mostra melhor o rosto”, explica ele.
De cima pra baixo ou de baixo pra cima? Mirar a câmera de baixo para cima é um bom truque para parecer mais alto. “Eu faço isso em algumas fotografias do meu blog, e as pessoas se impressionam quando me veem”, conta Cris Guerra. Mas, um aviso: se você não estiver em dia com a balança, deixe de lado essa ideia, porque vai mostrar ainda mais a barriga. “Tirar foto de cima para baixo é algo que você não deve fazer nunca. É perfeito para quem quer parecer baixinho e cabeçudo na foto”, explica a consultora de estilo. Sérgio, por sua vez, condena quem usa o espelho para ter um reflexo.: “É muito feio. Foi moda há uns anos, mas hoje é totalmente cafona”, explica.
Com ou sem flash?
 A resposta é simples: não! “Prefira uma foto com luz natural, tirada durante o dia”, diz Cris Guerra. Sérgio completa: “Uma foto com flash ou produzida em estúdio soa artificial demais para uma rede social. Aproveite a luz do dia, e use locais externos.”



Editar no Photoshop ou não? 
Apesar de ter efeitos incríveis, abusar do Photoshop (ou de outros programas de edição de imagem) pode não ser uma boa ideia. “Use apenas para clarear ou escurecer a foto. Não mais que isso”, diz Cris. Sérgio, por sua vez, é um pouco mais aberto quanto ao uso do programa. “Pode mexer em luz e cor para descontrair um pouco a imagem – não faça do seu perfil um 3×4 de RG. Mas também não abuse”, aconselha ele.
O que fazer se você quer…
… ficar bonito na foto: Valorize o que você tem de mais interessante! “Tem que mostrar um sorriso legal”, avalia Sérgio. “Se você quer se mostrar atraente, oculte mais do que você quer mostrar”, diz a consultora de estilo. Mas tenha atenção para não ser vulgar! “Para as meninas, batom vermelho, decotão, roupa apertada ou maquiagem pesada é exagerar demais. Fica parecendo que você está desesperada para arranjar um namorado”, fala Sérgio. Para os meninos que se orgulham dos músculos, foto sem camisa está na lista de coisas a serem evitadas. “Rede social não serve só para o encontro homem-mulher. Gente da escola e a sua família também estão vendo aquilo ali”, avisa Sérgio.
… parecer inteligente: Antes de tudo, seja bem humorado. Não adianta usar óculos de aro preto, nem tirar foto no museu. “Botar a mãozinha no queixo e fazer cara de conteúdo não funciona. Rir de si mesmo é muito mais inteligente”, comenta Cris.
… parecer discreto: Tem gente que não está nas redes sociais para aparecer, mas para conversar com a galera ou não se manter desconectado. Se o que você quer é parecer discreto, os especialistas dão a dica. “Vale uma imagem um pouco mais distante, que não mostre tanto o rosto. Cria um distanciamento legal”, diz o fotógrafo. Já a especialista em moda aconselha a desviar o olhar da câmera: “Uma postura introspectiva pode ser a chave aqui. Mas pose por si só não adianta: só a imagem vai dizer se aquilo parece ou não verdadeiro”.
… parecer descolado: Se a sua intenção é mostrar muito do que você gosta, invista nisso, mas com moderação. “Coloque outros elementos na imagem. Procure algo do universo que você quer retratar”, diz Cris Guerra.: “Se for isso mesmo, vale a pena fazer a produção. Surfista, por exemplo, pode posar ao lado de uma prancha ou na praia. Mas se você quer mostrar alguma coisa, tenha certeza do que você tá falando, não só use algo porque parece bonito. Entenda o que está presente na sua foto”, completa Sérgio. (Com agências)

reportagem: viacomercial

0 comentários:

Postar um comentário

Cresça com a gente ! Compartilhe Informação !!!

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More