terça-feira, 2 de julho de 2013

Diretamente de Tocantis para o Diretoria Eficiente, João Manoel dos Santos



"É  fácil dizer sobre muitas coisas, porém realizá-las é que é difícil, por isso deixo aqui apenas uma lição de vida que estou vivenciando. Nunca desista dos seus ideais, se cansar pare e descanse e volte a fazer o que estava fazendo" disse João Manoel.
João Manoel é estudante de medicina EFICIENTE e concedeu entrevista ao Diretoria Eficiente 

Nome: João Manoel Nogueira Rodrigues dos Santos
Cidade/Estado em que mora: Porto Nacional - Tocantins
Estado civil/filhos: Noivo e sem filhos
Conte um pouco sobre como era sua vida antes de ser uma pessoa com deficiência: Eu tinha uma vida normal, era aluno de medicina, cursava 8º período. Praticava esportes como natação, futebol, fazia musculação. Quando me acidentei estava solteiro. Sempre gostei das coisas simples da vida, churrasco com familiares e amigos, cinema, restaurantes.
O que aconteceu que fez com que se tornasse uma pessoa com deficiência: Há 2 anos sofri um acidente de carro. Eu viajava sozinho da cidade onde meus pais moravam para a cidade onde estudo medicina e o carro entrou em um buraco que havia na pista, perdi a direção, o carro saiu da pista e capotou. Tive a explosão da vértebra T11 e uma lesão medular a nível de T11, porém sem secção. apenas comprimiu. Fiz uma cirurgia de artrodese e coloquei uma prótese da vértebra T11.
No início quais eram suas maiores dificuldades e/ou o que mais te deixava triste? Minhas maiores dificuldades, eram na verdade, no que diz respeito ao dia a dia mesmo. Como me vestir na cadeira de rodas, como me locomover nos lugares públicos. Porém nunca fiquei triste ou tive qualquer quadro de depressão. Na verdade o que me deixava indignado, e ainda me deixa indignado, é a acessibilidade no Estado e cidade em que moro, que é praticamente ZERO.

"Mato um leão por dia e dificilmente alguém já me viu sem um sorriso no rosto" conta João Manoel.

Você trabalha? Estuda? Pratica esporte? Fale para nós um pouco sobre sua rotina atual. Eu dei continuidade ao curso de medicina, hoje estou no internato, no 11º período. Pratico esportes como basquete, tênis de mesa, natação e musculação. Tenho uma namorada que na verdade se tornou minha noiva a poucos dias, estamos juntos a 9 meses, pretendemos nos casar após minha formatura em junho de 2014. Tenho uma vida alegre e feliz. Confesso que corrida, agitada, ainda mais em relação a ser um cadeirante onde a acessibilidade em minha cidade é ZERO. Porém mato um leão por dia e dificilmente alguém já me viu sem um sorriso no rosto. Agradeço a cada manha e a cada fim do dia quando vou me deitar por poder estar vivo, ter as pessoas que amo ao meu lado, como meus pais, irmãs e minha noiva. Não é fácil ser um cadeirante, porém as dificuldades do dia a dia me fazem lutar cada vez mais pelo meu espaço na sociedade,  na minha vida profissional e pessoal.
Quais vitórias já obteve que gostaria de compartilhar conosco? Minha maior vitória com certeza foi ter retornado ao curso de medicina na universidade ITPAC. Por ser o primeiro cadeirante a estudar na instituição, foram realizadas adaptações no prédio da universidade, tornando a instituição exemplo de acessibilidade no estado do Tocantins. Outra vitória, que a vida me reservou, foi conhecer há 9 meses atrás minha noiva, uma mulher que está sempre ao meu lado. A maior de todas as vitórias é poder ter minha família ao lado, poder acordar e saber que irei ver o sorriso no rosto dos meus pais e de minhas irmãs. A maior lição de vida que tive ate hoje foi aprender que a família é o bem mais valioso que temos em nossa vida.


Quais seus planos para o futuro? Minha meta é  me formar em medicina em junho de 2014. Logo em seguida me casar. Poder me especializar em radiologia e exercer minha profissão com êxito, profissionalismo e nunca esquecer do lado humanista desta profissão, que é a medicina. E é claro poder ter um filho para alegrar ainda mais as nossas vidas.

Considerando que alguns leitores do Blog são pessoas com deficiência e que você já passou por muitas lutas, mas também por grandes vitórias gostaríamos que deixasse uma mensagem a esses leitores. É  fácil dizer sobre muitas coisas, porém realizá-las é que é difícil, por isso deixo aqui apenas uma lição de vida que estou vivenciando. Nunca desista dos seus ideais, se cansar pare e descanse e volte a fazer o que estava fazendo. Dificuldades e barreiras existem para serem vencidas, nunca abaixe a cabeça para nada e para ninguém, só você pode mudar os seus pensamentos e abrir os olhos do mundo pra que notem que você faz parte deste mundo. Não mude seus pensamentos e princípios por ser um deficiente físico, você apenas tem que se adaptar ao seu dia a dia. Um sorriso vale mais que mil palavras e o mesmo sorriso que você espera do próximo, ele espera de você, então sorria sempre, principalmente nas horas em que você gostaria de perder o controle da situação, pois um sorriso é a melhor e mais barata das soluções.  Que o Grande Arquiteto do Universo Ilumine a vida de todos.
O telefone para contato com João Manoel é (63) 8409-0229

Entrevista realizada por Meire Ellem


28 comentários:

Parabéns pelo seu exemplo de vida parabéns aos seus pais Lirio e Geni continue lutando cada vez mais pelos seus ideais seus sonhos continue firme na sua luta beijos a vc e seus pais q nao esqueco felicidades Solange Lima cuiaba chapada guimaraes.mt

RICARDO LEMOS
PARABENS MEU IRMAO NUNCA DESISTA DE SEUS IDEAIS.

EDNA SAORES
SUA GARRA E DETERMINAÇÃO SAO EXEMPLOS DE VIDA

Roberta Farias, quem te conhece sabe que seu sorriso é seu cartao de visita beijos meu amigo.

Fabio Lanzetti
POSSO DIZER QUE TENHO A HONRA DE SER SEU AMIGO JOAO MANOEL, FORÇA SEMPRE AMIGO

RODRIGO MARFARA: Um grande abraço dos seus irmaos e primas aqui de Campo Mourao-PR saudades meu irmao ficamos felizes em saber que vc esta cada dia melhor felicidades.

Eduardo Beltrami
Quanto tempo meu amigo, vejo que continua sempre na luta
um abraço caloroso meu e da Luiza

OS ANOS SE PASSARAM E O SR. CONTINUA GALANTEADOR NÉ?
NAO ESQUEÇA DE NOS CONVIDAR PARA O CASÓRIO
E É CLARO SEMPRE PERSEVERANTE E GUERREIRO
DESEJAMOS SUCESSO PARA O SENHOR

PAULO BONFIM E CRISTIANE BONFIM.

RENATA CASALI
SABIAS PALAVRAS DR. UM GRANDE BEIJO
E VE SE NAO SOME DEPOIS DE CASADO
UM BEIJO A VOCE E TODA SUA FAMILIA

Rafaela Naves - Saudades de voce amigo, parabens pela sua dedicaçao e caráter, continue assim.

Fernando de Paula
TAMBEM SOU CADEIRANTE AINDA NAO NOS CONHECEMOS MAIS CONCORDO COM VC QUANDO MENCIONA EM MATAR UM LEAO POR DIA
AS DIFICULDADES EM RELAÇAO A ACESSIBILIDADE EM MINHA CIDADE E MUITO GRANDE FALTA INTERESSE DOS GOVERNANTES.
POIS É ISSO NAO E SO EM SUA CIDADE INFELIZMENTE EM QUASE TODO BRASIL É ASSIM

ANTONIA GUEDES
Tenho uma filha cadeirante e é bom saber que ainda existe brasileiros com garra e esperança, esta é a visao que quero passar a minha filha em sua formaçao como mulher parabens Joao Manoel

JOAO NUNES PORTO ALEGRE- RS
SOU PARAPLÉGICO HÁ 4 ANOS E FIQUEI IMPRESSIONADO COM SUA REABILITAÇÃO TAO RÁPIDA E DETERMINADA SO CONSEGUI VOLTAR A ESTUDAR ESTE ANO, DESEJO DE CORAÇÃO QUE VOCÊ SEJA SEMPRE UM VENCEDOR
ABRAÇOS

MEU SONHO É FAZER MEDICINA TAMBÉM, EU SOU PARAPLÉGICA TENHO 23 ANOS E FIQUEI MUITO ENTUSIASMADA COM SEU EXEMPLO PARABENS

ANA PAULA DOS SANTOS, BELÉM DO PARÁ

JULIANA FABRIS, BRASÍLIA
SIMPLICIDADE E HUMILDADE SÃO ESSÊNCIAS QUE FAZEM PARTE DO CARÁTER DE UMA PESSOA.
NUNCA DEIXE DE PENSAR ASSIM ABRAÇOS E PARABÉNS.

AROLDO GASPARIN / PORTO VELHO RONDONIA
PARABENS JOVEM POR SUA FORÇA.

DRA. LARA CORREIA, PERNAMBUCO
SOU MEDICA TENHO 23 ANOS DE PROFISSÃO, É DE PESSOAS COMO VOCE QUE A MEDICINA PRECISA BATALHADORAS E HUMANISTAS.

Daniel de Andrade - Foz do Iguaçu Paraná
Muito boa a entrevista seu relato serve como uma injeção de animo para as pessoas que desistem de alcançar seus sonhos.
Felicidades.

MARCIA OLIVEIRA

PARABENS JOAO MANOEL VOCE É UM LUTADOR E TODOS OS BONS LUTADORES ALCANÇAM AS VITORIAS E VOCE JA É UM VITORIOSO

DR.MOISES FILHO
Ola querido voce e um vitorioso.

Naiara Melquíades- Porto Nacional-TO\ITPAC

Que seu exemplo seja uma inspiração para muitos, pois a caminhada é repleta de desafios e deixar pegadas na areia é para poucos.

Bem vindo à família!!!

Em 2012 fui passar uma semana no sarah la conheci uma pessoa especial, Doce, gentil, Educado e de bem com a vida essa pessoa era a que mais gostava de encontrar pelos corredores do sarah pois sempre estava com sorriso lindo no rosto essa pessoa só podia o João Manoel parabéns pela força.

ANTONIO DIAS MATOS - RJ
FICO FELIZ EM PODER LER RELATOS DE VIDA COMO A SUA JOAO MANOEL
ISSO MESMO SIGA SEMPRE EM FRENTE.

MARCELO ABREU MORAIS JUNIOR/SP-CAPITAL
SOU CADEIRANTE E ESTOU NO 4 PERIODO DO CURSO DE DIREITO E FICO FELIZ POR SABER QUE RETORNOU AOS ESTUDOS
PARABENS

Flavio Medeiros, LONDRINA-PR

Futuro Dr. um grande abraço e que o Grande Arquiteto do Universo ilumine sempre sua vida.
Abraço Fraternal

Rosangela Lara Nunes, GOIANIA-GO
Parabéns Dr. pela força e determinação sucesso em sua empreitada.

Enida Lane, Porto Nacional, TO
Segundo um grande amigo, Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo, sendo que aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta....
Parabéns pela determinação na escrita de novas páginas... escreveremos juntos agora...amo você...

Vera Lúcia, Porto Nacional, TO
...Tudo tem seu apogeu e seu declínio...é natural que seja assim, todavia, quando tudo parece convergir para o que supomos o nada, eis que a vida ressurge, triunfante e bela... Bem vindo à família...

Novas folhas, novas flores, na infinita benção do recomeço! "

Postar um comentário

Cresça com a gente ! Compartilhe Informação !!!

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More