quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

RP-VITA - seu Médico Robótico


Recentemente, a iRobot Corp, líder no fornecimento de soluções robóticas, anunciou que seu robô RP-VITA de presença remota recebeu autorização da Administração de Drogas e Alimentos (FDA, na sigla em inglês) dos EUA para uso em hospitais.
O RP-VITA é o primeiro robô de navegação autônoma e presença remota a receber liberação do FDA. O equipamento permite que médicos consultem pacientes remotamente, garantindo que estejam no lugar certo na hora certa, e tenham acesso às informações clínicas necessárias para tomar medidas imediatas.

RP-VITA

O RP-VITA é um esforço conjunto entre os dois líderes da indústria, a iRobot e InTouch Health.
O robô combina as tecnologias mais recentes de navegação autônoma e mobilidade desenvolvidas pela iRobot, com as melhores tecnologias de telemedicina e integração de registro eletrônico de saúde desenvolvida pela InTouch Health.
iRobot projeta e constrói robôs de todos os tipos, que podem ajudar as pessoas a encontrar maneiras mais inteligentes de limpar a casa ou protegê-las de perigos. Domésticos ou militares, todos apresentam sistemas de inteligência e conceitos avançados de navegação, mobilidade, manipulação e inteligência artificial.
InTouch Health é líder no fornecimento de soluções de telemedicina para aplicações de alta acuidade, nas quais os médicos são obrigados a tomar medidas clínicas imediatas. Seu sistema abrange gerenciamento de dados clínicos, imagens médicas, suporte técnico 24 horas, serviços de consultoria clínica e mais. Implantado em seis continentes, mais de 10% de todos os hospitais dos Estados Unidos, incluindo 13 dos principais centros de excelência em neurociência, usam o sistema de telemedicina InTouch.
O RP-VITA possui uma facilidade de utilização sem precedentes. Ele mapeia o seu próprio ambiente e utiliza uma série de sensores sofisticados para se movimentar de forma autônoma no espaço ocupado, sem interferir com as pessoas ou outros objetos.
Usando uma interface iPad, o médico pode “visitar” um paciente, e se comunicar com a equipe do hospital e os pacientes em um único clique, independentemente da sua localização.

Uso em hospitais

A autorização da FDA especifica que o RP-VITA pode ser usado para monitoramento ativo de pacientes em pré-operatórios, perioperatórios (período de tempo que vai desde que o cirurgião decide indicar a operação e comunica ao paciente até que este último retorne, depois da alta hospitalar, às atividades normais) e pós-cirúrgicos, incluindo operações cardiovasculares, neurológicas, avaliações de pré-natal, psicológicas e exames críticos de saúde.
“A autorização da FDA a um robô que pode se mover com segurança e de forma independente através de um ambiente hospitalar caótico e exigente é um marco tecnológico significativo para as indústrias robótica e de saúde”, disse Colin Angle, presidente e CEO da iRobot. “Há muito poucos ambientes tão difíceis de lidar quanto ao de uma UTI lotada ou de um departamento de emergência. Tendo atravessado este limiar da tecnologia, o potencial de autonavegação de robôs em outros mercados e para novas aplicações é virtualmente ilimitado”.
“As soluções de presença remota provaram o seu valor na área médica há bastante tempo”, comentou Yulun Wang, presidente e CEO da InTouch Health. “O RP-VITA passou por testes rigorosos, e estamos confiantes de que sua facilidade de uso e conjunto único de recursos vai permitir novas aplicações e usos clínicos”.
A autorização para a utilização do RP-VITA só se aplica aos EUA. Não há previsão para a disponibilização da tecnologia em outros países, mas, dado que o Conselho Federal de Medicina proíbe até mesmo consultas telefônicas ou via internet, este avanço pode demorar bastante para chegar ao Brasil.[BusinessWireCFMZeroHora]

veja os videos

0 comentários:

Postar um comentário

Cresça com a gente ! Compartilhe Informação !!!

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More