terça-feira, 25 de junho de 2013

Programa sem limite contagem MG por Meire Ellem

Vamos falar agora sobre um programa que mudou a vida de muitas pessoas com deficiência, colaborando para se tornarem EFICIENTES

Meire Ellem
Sem Limite é um Programa do governo municipal da cidade de Contagem-MG, um município da região metropolitana de Belo Horizonte. Lançado em 12 de fevereiro de 2007, o Programa Sem Limite, tem como objetivo promover a inclusão do cidadão (residente na cidade de Contagem) com deficiência física com alto grau de comprometimento na sua mobilidade, facilitando seu deslocamento, com exclusividade para o atendimento escolar e tratamento de Saúde.
São 25 vans, adaptadas com elevadores, e capacidade para três cadeiras de rodas e seis acompanhantes em cada uma delas. Os motoristas, também chamados de permissionários fizeram treinamentos para realizar o transporte e dar assistência aos passageiros.
Inicialmente eram 120 pessoas cadastradas que utilizavam o serviço, sendo que em janeiro de 2012, após cinco anos de experiência, o número chegou a 296 beneficiários.  Cada beneficiário tem garantido o transporte para ir e vir à escola, dois (02) atendimentos fixos semanais (para tratamento em clínicas) e mais um (01) atendimento esporádico semanal, que deverá ser usado para consultas médicas e/ou exames laboratoriais.
O Programa é regulado pelo DECRETO nº 1836, de 02 de maio de 2012.
O retorno positivo da população foi imediato, já que pessoas que antigamente abriam mão dos estudos ou perdiam a oportunidade de tratamento em função da dificuldade de acesso, agora são beneficiadas com um transporte porta a porta, como relata a beneficiária Meire Ellem: Fiquei por muitos anos sem estudar e o principal motivo foi a falta de transporte adaptado. Desde 2007 utilizo esse transporte, que colaborou para que eu terminasse o Ensino Médio, fizesse um curso técnico em Gestão Empresarial, o Pré-vestibular e hoje pudesse cursar Direito, estou no 6º período. Realizei um sonho que fez nascer muitos outros.”

Contagem recebeu o "SELO DE CIDADE CIDADÃ - ANO 2009" que foi concedido em decorrência do Programa Sem Limite, que garante a pessoas com deficiência, através do transporte porta a porta, acesso à saúde e à educação.

Abaixo, assista ao vídeo sobre o atendimento do Programa Sem Limite:


Acesse também: Programa semlimite contage 




Para aqueles que moram em Contagem e querem obter maiores informações basta procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo de sua residência.
Já se no município onde você mora ainda não tem esse serviço, que é direito de todos, apresente essa ideia para o lideres da sua região. Se mobilize e lute por esse direito!

Matéria de Meire Ellem


0 comentários:

Postar um comentário

Cresça com a gente ! Compartilhe Informação !!!

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More