segunda-feira, 15 de julho de 2013

A deficiência me limita fisicamente, mas não consegue me parar! Patty Lorete

"Não fique triste se seu corpo ou o jeito que se movimenta está fora da simetria ou padrão estabelecido como o correto de ser. Somos vitoriosas, com histórias de vida de superação, garra e determinação. Tudo isso é envolvente, bonito e sexy"! Afirma Patty. 

Sou amiga virtual de Patrícia já há alguns anos e acompanhei mesmo que de longe suas conquistas e amadurecimento quanto a forma de ver sua deficiência. Nessa entrevista ela nos conta um pouquinho de sua história, manda um recado para o prefeito de sua cidade e para as meninas que têm deficiência. Confira!

Nome: Patrícia Lorete 
Cidade/Estado em que mora: São Gonçalo – Rio de Janeiro
Estado civil/filhos: Solteira, sem filhos.
Conte-nos um pouco sobre sua deficiência:
Tenho uma patologia degenerativa chamada Atrofia Muscular Espinhal (AME), que se manifestou aos 6 meses de idade. Ela caracteriza-se por fraqueza muscular generalizada, por isso quase não tenho movimento.
Você trabalha? Estuda? Pratica esporte? Fale para nós um pouco sobre sua rotina atual: Sou estudante, estou no 3º período do curso de Gestão de Recursos Humanos. 
Quais vitórias já obteve que gostaria de compartilhar conosco: A maior das vitórias é estar viva, afinal, meu prognóstico era somente até 2 anos de vida, e  mês que vem, se Deus quiser, completo 33 anos. 
Quais seus planos para o futuro? Como se vê daqui a 5 anos: Ano que vem começarei a estudar para concurso, então daqui a 5 anos me vejo com bom emprego e com meu carro adaptado para cadeira de rodas e com um motorista particular rs... Não dirijo, sou tetraplégica equiparada.
Como lida com suas limitações, o preconceito e barreiras presente na sociedade: A AME me impede de fazer muitas coisas, algumas bem simples, nem por isso menos importantes. Nunca andei, nunca sentei sozinha, não consigo abraçar, me maquiar (amo maquiagem), levar o talher à boca já está difícil e para beber adotei o canudo. Passar a mão no cabelo é uma das coisas simples, mas que me faz falta. Acho que para qualquer mulher faz! No entanto, me sinto tão viva, feliz! A deficiência me limita fisicamente, mas não consegue me parar!
Preconceito... já foi bem pior! Vejo que aos poucos vamos ganhando espaço e tornando a deficiência, através da informação e das nossas conquistas, mais familiar, mais compreendida e, consequentemente, somos menos rejeitados. 

Quando sofro preconceito, escolho não absorvê-lo. Não sou a mulher 100% resolvida, mas já amadureci o suficiente para não me abater com os olhares negativos e estigmas que recaem sobre as pessoas com deficiência. Finjo que não vejo rs...

As barreiras sociais... me irritam e entristecem demais! Elas potencializam a deficiência, impedem a inclusão e, obviamente, a socialização. Além de ser a violação do meu direito de ir e vir, de usufruir os espaços com autonomia e segurança.
Se pudesse mandar um recado para o Prefeito de sua cidade, o Governador do seu Estado ou para a Presidenta do País o que diria: Sr. Prefeito, cidade cuja estrutura não engloba a pessoa com deficiência, jamais será uma cidade digna. Por favor, conserte nossas calçadas, coloque sinal (semáforo) sonoro, piso tátil, fiscalize e adapte o transporte e promova a acessibilidade dos locais públicos durante a sua gestão rsrs...
Considerando que alguns leitores do Blog são pessoas com deficiência e que você já passou por muitas lutas, mas também por grandes vitórias gostaríamos que deixasse uma mensagem a esses leitores: Dedico minhas palavras finais às meninas com algum tipo de deficiência que se sentem desanimada ou têm baixa autoestima.   
Aceite-se, do jeitinho que você é. Não fique triste se seu corpo ou o jeito que se movimenta está fora da simetria ou padrão estabelecido como o correto de ser. Somos vitoriosas, com histórias de vida de superação, garra e determinação. Tudo isso é envolvente, bonito e sexy! Pode acreditar, uma mulher que se aceita é extremamente atraente, independente do corpo que tem. Não esqueça, você é linda!

Quero agradecer ao blog Diretoria Eficiente pela oportunidade de compartilhar um pouco de mim, me sinto honrada e feliz! Grande beijo.




Patty somos nós que agradecemos pelas suas palavras que com certeza irão ajudar a muitas pessoas, principalmente as meninas a se aceitarem como são e verem que são bonitas, atraentes e sexy, sim!
Se você gostou dessa matéria deixe seu comentário! Até a próxima.

7 comentários:

O que uma boa entrevista. Admiro Patty por sua grande atitude. Eu adoro a forma como ela se encarregou de sua vida. Ela é linda por dentro e por fora.

GILBERTO NERY.
VOU DIVULGAR A PÁGINA E A ENTREVISTA.
guilbertnery@yahoo.com.br

Note como esta dentro de cada um de nós se sentirmos normais ou nao, entao viva a vida e vivamos independente de ter ou nao alguma limitação parabens paty continui animando a outros e lembre-se eu estou aqui cheio de amor pra dar kkkkkk beijos ass: Serio seu amigo do msn

Este comentário foi removido pelo autor.

A cada dia que passa me sinto mais honrado de ter a oportunidade de ter te conhecido e mais ainda, ser seu amigo, vc é uma mulher incrível, adoro vc, beijos.

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Postar um comentário

Cresça com a gente ! Compartilhe Informação !!!

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More