sábado, 17 de agosto de 2013

Uma ONG fundada a 21 anos e que há cada dia se especializa em novos atendimentos


É sabido que por mais que o poder público invista na eficiência da acessibilidade, na garantida eficácia das leis que regem os direitos da pessoa com deficiência, ainda são precários na prática alguns atendimentos, principalmente se esses dizem respeito à saúde.
Seria bom se encontrássemos paralelamente ao Estado, uma instituição que ofertasse a essas pessoas atendimentos médicos de qualidade, além de entretenimento, ajuda em todos os sentidos possíveis e inimagináveis, terapias, seja convencionais ou alternativas, além da arte e da cultura.
Em Contagem, Município de Minas Gerais, ela existe e se denomina ADC (Associação dos deficientes de Contagem). Uma ONG fundada há 21 anos e que a cada dia se especializa em novos atendimentos.
A equipe terapêutica é formada por profissionais qualificados nas mais diversas áreas.

·         Atendimento ao autista;
·         Fonoaudiologia;
·         Terapia Ocupacional;
·         Fisioterapia;
·         Psicopedagogia;
·         Psicóloga;
·         Atendimento jurídico;
·         Passe livre;
·         Esportes;
·         Emprego para deficientes;
·         Oficina de artesanato;
·         Curso de Libras;
·         E duas novidades que breve serão vinculadas a ONG: Musicoterapia e uma banda musical.

Os atendimentos citados são acessíveis e a pessoa deficiente que se tornar associado, contribuindo com a singela quantia de R$10,00 (dez reais) mensais fará jus a extensão de beneficiários, ou seja, não somente o associado mas sua família poderá usufruir dos atendimentos especializados oferecidos pela Organização.

Eventualmente, também são realizados eventos para que haja arrecadação de verbas que possibilitem sua continuidade, uma vez que, sendo ONG (Organização não governamental) nada recebem do Estado/Município/União para que esteja em pleno funcionamento.

Respeitar as diferenças, essa é a diretriz ADC. Com investimentos adequados para beneficiarem a qualidade de vida para as pessoas com deficiência, também investem no respeito aos demais.  Nada os impede que pessoas que não tenham qualquer limitação física ou mental faça parte como associado. Também nada impede que à disposição de uma criança em idade escolar seja colocada uma profissional que o avalie, ensine e o ajude. Indiferente se essa possui ou não uma deficiência.

Se entende que beneficiar uma parte exclusiva da população Contagense seria uma forma de exclusão e como bem frisa Maurício Peçanha, fundador da ONG, "há de se respeitar as diferenças, sempre". Por isso, a ADC está de portas abertas para o cidadão que precise de um carinho especial, atenção diferenciada, atendimento específico, novos projetos de vida, inspirações e idealizações, independente da raça ou credo. O compromisso é com a justiça e espírito fraternal.

Assim como eu, faça uma visita, associe-se, e receba apoio nas mais diversas áreas da vida bem como instruções jurídicas para fazer valer o seu direito. Todos que ali trabalham são pessoas instruídas que se esforçam, estudam, participam de conferências, Convenções e etc para sempre levar àqueles que os procuram a justiça, a inclusão e o respeito.


Para maiores informações a ADC se localiza na Avenida João de Deus Costa, 410, Centro/Contagem Telefone: 3396.7980

1 comentários:

Conheço essa Associação desde quando foi fundada e é exatamente pelo carinho e profissionalismo que ela existe até hoje e cresce a cada dia.

Postar um comentário

Cresça com a gente ! Compartilhe Informação !!!

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More