sábado, 7 de setembro de 2013

Mercado de Trabalho x Qualificação profissional

07 de Setembro dia da Independência no Brasil. 
Independência significa autonomia, liberdade, emancipação. No caso do Brasil, emancipação política.
Independência pessoal. No caso em tela significa capacidade, responsabilidade. Em uma analogia com o 07 de Setembro podemos dizer que somos todos independentes caso haja emancipação ou maioridade civil, partindo do pressuposto que a verdadeira independência é a autonomia.

Para nos tornarmos responsáveis naquilo em que fazemos é necessário termos qualificação. Entendemos que no mercado de trabalho contemporâneo ao contrário do que se veicula há vagas não preenchidas de trabalho devido à falta de qualificação/capacitação. Ao passo que na área para deficientes neste mesmo mercado elas são escassas para não se falar inexistentes.

Fico surpresa ao ler artigos ou matérias que abordam o excesso de vagas de trabalho para deficientes e a falta destes para preenchimento. De fato o mencionado não está de todo errado, mas entendamos que o mercado de trabalho para os deficientes abrange mais que uma vaga desqualificada, leia-se função que não necessita de capacitação.

O Mercado de trabalho usualmente nos colocam (deficientes) em posição de capacidade mínima. Auxiliar administrativo, auxiliar de limpeza, operador de telemarketing, embalador, porteiros. Não que tais funções sejam inexpressivas, jamais. Mas essas funções tornara-se inerentes ao deficiente, título este conquistado a partir do pré julgamento que uma limitação física o desqualificaria para ter uma certa posição dentro deste mercado.

Não há uma regular fiscalização vinda do órgão competente, qual seja, Ministério Público do Trabalho que obrigue tais empresas a cumprirem a legislação. Não basta somente dar emprego, é necessário que os deficientes tenham oportunidades de demonstrar que são qualificados e capazes de concorrer à uma vaga destinada a curso superior se esses o tiverem.

Quantos advogados, Engenheiros, Médicos, Arquitetos, Assistentes sociais entre várias outras profissões são esperadas a formação de um deficiente? Quantas empresas ofertam oportunidades de emprego para um bacharel? Ao passo que outras já supramencionadas “sobram”.

Para confirmar o que ora exponho o SINE Site Nacional de empregos – ou CAADE Coordenadoria de Apoio e Assistência à Pessoa Deficiente, ofertam todas as suas vagas com mínima qualificação e vinculada ao tipo de deficiência do candidato.

Por que não basta somente dar oportunidade de emprego é necessário dar o emprego conforme a capacitação.


Neste dia da independência aprendamos a negociar com a dependência que todo ser humano possui, mas nunca aceite negociar a dependência que alguns nos colocam. 
Jamile Fehlberg


0 comentários:

Postar um comentário

Cresça com a gente ! Compartilhe Informação !!!

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More