terça-feira, 22 de outubro de 2013

Tênis em cadeira de rodas - Bate papo com o treinador da Seleção Brasileira

 O Diretoria Eficiente não para! Estamos sempre buscando novidades para compartilhar com nossos leitores! 
Hoje trago para vocês a entrevista que realizei com o Leonardo Flavio de Oliveira, você conhece? Não? Então vai conhecer agora. Ele é treinador de tênis em cadeira de rodas e contou para o Diretoria como foi sua trajetória e falou também em que a prática de esporte pode ajudar a pessoa com deficiência e o elas (ou seja, nós) devemos fazer caso desejamos praticá-lo. Confira a integra da entrevista!

Nome: Leonardo Flavio de Oliveira


Cidade/Estado em que mora: Santa Luzia-MG

 

Formação acadêmica: 7ª serie do Ensino Fundamental



Atuação profissional: Técnico de Tenis

O que te levou a escolher o esporte? Comecei no tênis como boleiro aos 09 anos de idade e foi amor a primeira vista, de boleiro passei a rebatedor (auxiliar de professor) e desde pequeno já tinha vontade de virar professor .

Desde quando e por que passou a dedicar uma “atenção diferenciada” ao universo das pessoas com deficiência? Meu primeiro contato com o tênis em cadeira de rodas foi em um curso no EUA em 1996, assisti uma aula de uma hora e para ser bem sincero não me chamou muito a atenção não, alguns anos depois tive o contato com dois jogadores na academia onde trabalhava Luiz Carlos Ferreira e Leonardo Ferola, cheguei a dar alguns treinos para eles mas durou pouco tempo e me afastei. Depois conheci Rafael Medeiros que jogava tênis em cadeira de rodas e fui convidado para dar treino para ele e outro jogador Daniel Alves eles iam participar de uma competição e me foi pedido para treina-los por uma semana, após essa semana Rafael passou a treinar junto com a equipe de competição que eu treinava, ele era o único atleta Paralímpico da turma e dai para frente não nos separamos mais, no primeiro contato que tive com o Rafa tive certeza que não estávamos nos conhecendo e sim reecontrando.

Fale um pouco para nós sobre o Butija Tennis. Quando surgiu, como surgiu, quais os objetivos almejados e quais já foram conquistados? Butija é meu apelido de infância. Surgiu em novembro de 2009, com o fim da academia onde eu trabalhava tive que recomeçar sozinho, aluguei uma quadra que fica no Belvedere e dai nasceu a BUTIJA TENNIS. Quando resolvi trabalhar com tênis adaptado falei que não queria só dar aulas queria ir o mais longe que fosse possível isso aconteceu. 

Em 2008 fui convidado para ser técnico da seleção Brasileira Juvenil que ia participar do Parapan da juventude na Colômbia depois  no inicio de 2010 fui a Tarbes na França no Master  juvenil e no  mundial da Turquia em 2010 ainda como técnico do juvenil. Em 2011 fui como técnico da seleção Brasileira feminino no mundial da África do Sul, nesse mesmo ano fui ao Parapan de Guadalajara como técnico da seleção Brasileira Masculina. Em 2012 fui a Paralimpiadas em Londres como técnico da seleção Brasileira masculina e em 2013 acabei de chegar do Parapan da Juventude que foi disputado na Argentina.

Os objetivos agora são uma medalha em uma Paralimpiada e dar prosseguimento no nosso projeto que é de continuar a crescer o nosso grupo de amigos que se ajudam a passar pelas dificuldades dentro e fora das quadras. Da mesma forma que queremos uma medalha queremos muito ver o nosso amigo acertar sua primeira raquetada na bolinha.

A maneira como você enxergava as pessoas com deficiência mudou depois que passou a ter esse contato frequente com elas? Fale um pouco sobre isso. Mudou bastante, eu não tinha noção das coisas que uma pessoa com deficiência pode fazer, hoje sinto vergonha da maneira que pensava, hoje não vejo deficiência, vejo desafios: como adaptar as situações principalmente dentro da quadra que é onde passo o maior tempos com eles, como vamos fazer para melhorar um golpe ou a movimentação na quadra. E aprendi que "não posso" ou "não consigo" não pode ser dito antes de tentarmos todas as formas de fazer!!

Muitos de nossos leitores são pessoas com deficiência, sendo assim gostaria que falasse sobre em que a prática de esporte pode ajudá-los e como devem prosseguir caso desejam praticá-lo.
Olha o esporte ajuda em vários aspectos, autoestima, conhecer pessoas, trocar experiências, a pratica de esportes pode ajudar nas ações do dia a dia, como  melhorar sua transferência de cadeira ou simplesmente sair de casa  e viver.

O tênis em cadeira de rodas pode ser praticado em qualquer academia de tênis regular mas sempre tomando o cuidado de usar uma cadeira esportiva apropriada para a pratica da modalidade. Estou a disposição para dar todas as informações que precisarem  meu e-mail  é  leobutija@hotmail.com e também podem acessar nosso blog BUTIJA TENNIS.

Veja o vídeo do grito de guerra do Brasil no Parapan CLIQUE AQUI





 O DIRETORIA EFICIENTE agradece ao Leo Butija e deseja sucesso a essa equipe maravilhosa!!!



2 comentários:

Que massa !! fiquei curioso pra jogar haha!! Parabéns Leonardo Espetacular iniciativa Que deus lhe dê força pra continuar esse trabalho !! parabéns ao jogadores Firme em galera !!

Conheço essa galera e espero, em breve, estar na equipe deles.
Show de matéria. Gostei muito! Parabéns!

Postar um comentário

Cresça com a gente ! Compartilhe Informação !!!

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More